Quem me acompanha por aqui sabe que de tempos em tempos eu posto sobre alguma campanha que me chamou a atenção, pois bem, ontem estava passando pelo site da Babi Dewet quando vi um post sobre o Manifesto Irradiativo e, depois de passar no site, ler e assinar o manifesto, achei que você também deveria ficar sabendo sobre isso.
![]() |
Foto de Joshua Rothhaas e arte de Alliah. |
Manifesto Irradiativo: Por diversidade na literatura especulativa nacional
PORQUE consideramos ‘estrangeirismo’ um termo vazio e nonsense, e abraçamos o aspecto multiétnico e multicultural do nosso idioma com a inclusão de palavras e expressões de outros idiomas e dialetos em nossos textos; (Trecho do Manifesto)Iniciativas como a de Jim Anotsu e Alliah são louváveis, pois expõem um problema extremamente atual da literatura, tanto nacional quanto internacional, que é a falta de diversidade nos livros e no mundo editorial. É através da literatura que muitas pessoas podem ter a chance de mostrar sua cultura, o que acreditam, quem são e onde vivem e não podem, não devem, ser deixadas de lado, num canto qualquer. O manifesto está no ar desde o início do ano e é do nosso interesse, como seres humanos, blogueiros, leitores, escritores e "funcionários do livro/mercado editorial" espalhar essa ideia - assinar, postar, divulgar e não deixar que nenhuma voz se cale.
Leia a carta, baixe o .pdf, irradie essa iniciativa!
Para saber mais, acesse o site - leia, divulgue, assine. :)PORQUE abraçamos os folclores, as fábulas e as mitologias indígena, iorubá, hindu, japonesa, chinesa, islâmica, malaia, maori, grega, egípcia, mesoamericana, e todos os mitos regionais de todos os cantos do mundo; (Trecho do Manifesto)
Até breve! ❤
Que bacana o Manifesto!
ResponderExcluirEu vou dar uma conferida completa no site, super apoiado!
Uma ótima tarde <3
[Curtas #02] Série “Juro que vi” – Lendas Brasileiras*
Programa de Afiliados!
Que bom! Fico feliz que você também apoie! :)
Excluir