Alguém aí gosta de café? Hoje eu vou te contar um pouco do que achei sobre esse livro tão interessante -- que conta a tragetória de uma das empresas mais importantes do ramo: a illycaffè pelas palavras de Andrea Illy, o empreendedor que comanda a empresa.
![]() |
agora toda vez que eu olhar para essa capa ficarei com vontade de tomar café :D |
Aqui conhecemos Andrea Illy e sua família, passando pelo momento em que o pai de Andrea, Francesco Illy, começa a correr atrás de seu sonho e fundador a empresa. O interessante na narrativa deste livro é que a voz do narrador é a voz de Illy, e ele rememora a história do café e nos conta aspectos importantes de cada momento decisivo deste mercado -- e aqui eu vou comentar um fato muito pessoal sobre mim: nasci e cresci em Marília e ainda me lembro que por meio ano estudamos toda a cultura do café na terceira série do ensino fundamental, desde como é feito seu plantio até sua colheita e venda, porque o negócio do café foi (e é) muito importante na cidade, por isso me relaciono muito com vários momentos neste/deste livro.
Ainda não sei como escrever essa resenha sem contar tudo o que livro fala, por isso vou colocar aqui o primeiro parágrafo (e aí nós vemos no que dá).
"Cresci em uma família que dava enorme importância ao café: tudo parecia começar ou terminar nele. Uma empresa familiar como a nossa não se limita a ter uma missão; tem uma autênitica "missão-paixão-obsessão" por seus clientes e valores; e, sobretudo, pelo café. Algumas vezes, ainda garoto, eu me perguntava se existia no mundo algo além do café, ou se ele era uma coisa tão importante e complexa." (p. 11)Esse primeiro parágrafo é um bom ponto de partida para o leitor. Andrea vai, ao longo de todos os capítulos, nos mostrando que o café é sim uma "coisa tão importante e complexa", seja financeiramente, culturalmente ou socialmente. Nós muitas vezes não pensamos nisso, mas centenas de pessoas estão envolvidas ao longo de todo o caminho do café até a sua mesa e melhorar as condições de trabalho e vida dessas pessoas também é muito importante -- e pode deixar o café com um sabor ainda mais especial.
![]() |
a foto ficou azul e eu ainda não entendi como aconteceu |
Em poucas palavras, O Sonho do Café é um livro insparador para qualquer pessoa, amante de café ou não, que sonha ou não em ser um empreendedor... É um livro para todos que querem crescer, para todos os que se importam com o mundo além do próprio umbigo.
Até breve! ❤
Oi, Vicky, sou jornalista, nascido em Marília, da assessoria de imprensa da illycaffè. Legal teu post! Abraço, Bruno.
ResponderExcluirOi, Bruno!
ExcluirEita que legal! Faz tempo que não esbarro com ninguém de Marília! haha Obrigada por passar no blog! :D
Para mim esse livro é novo, ainda não conhecia-o. Não gosto muito de livros que leve pro lado da biografia e tudo mais, mas pelo o que você resenhou esse livro não nada desinteressante. Acredito que de vez em quando é legal lermos algo que pode nos ajudar a crescer. E sem falar que o assunto do livro é uma das minhas grandes paixões, o café. Ah também passei ser viciada no café depois que entrei na faculdade rs
ResponderExcluirBeijos, Vicky.
http://www.livrofilia.com/
Oi, Emily!
ExcluirA faculdade faz a gente ganhar uns vicios novos né? haha Mas sim, é bom ler alguma coisa diferente do que estamos acostumados às vezes :)
Vitória, sou apaixonada por café. Existe coisa melhor do que aquele cheirinho de café fresquinho? Acho que só de livro novo, né?! rsrsrs
ResponderExcluirEu não tinha conhecimento deste livro até agora, e achei bem interessante a história que ele nos passa. Gosto de biografias, então, acho que seria uma leitura muito apreciada por mim.
Adorei a sua resenha e dica, ela foi anotada com muito carinho.;)
Beijos,
Dai | Virando a Página
Oi, Daiane!
ExcluirAi que bom! Quando puder, laia sim! Para quem ama café é uma leitura incrível :D
Oi Vitória!
ResponderExcluirNão tomo café (nunca gostei), mas sou que nem você: acho o cheiro muito gostoso. E como na minha família todo mundo é viciado nele, cresci sempre cercado por aquele cheirinho bom de café passado na hora.
A história parece bem interessante, não só para os amantes do café, mas para todo mundo que busca uma leitura mais diferente e informativa. Não chamou minha atenção, mas tenho certeza que é uma leitura enriquecedora.
Beijos
Oi, Neyla!
ExcluirAi cheiro de café é a melhor coisa do mundo mesmo <3
Oi Vitória!
ResponderExcluirNão sou muito de ler não-ficção, mas acredito que os viciados em café e simpatizantes irão adorar conhecer essa visão abrangente acerca da bebida, o lado humano por trás do cultivo e industrialização da planta.
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Oi, Elis!
ExcluirSim! O "backstage" da produção de café é muito interessante mesmo!
Olá Vitória!
ResponderExcluirNão conhecia a obra e achei bem interessante que a leitura pode ser indicada para quem gosta de empreendedorismo, que é uma área que gosto bastante. Ao contrário de você, nunca gostei muito de café e só tomo quando preciso ficar um pouco mais acordada. Vou passar a dica desta vez, mas quem sabe um dia eu leia, só para ampliar o conhecimento...
Beijos.
Oi, Thalita!
ExcluirAh que pena, fica pra uma próxima então! :D
Oi, Vitória!
ResponderExcluirInteressante a história do livro; não conhecia esse livro em particular da Valentina, mas deve ser mesmo inspirador acompanhar um pouco da história de um produto que realmente foi e continua responsável como trabalho principal de diversas famílias, além de toda contextualização histórica desde seu começo de plantio até a maquinofatura atual. Não me atraiu de fato, nem chegada à café eu sou, mas valeu a dica mesmo assim, seja pelo pano de fundo empreendedor, inspirador ou simplesmente pela curiosidade do processo.
Beijos!
♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥
Oi, Sammy!
ExcluirOpa, que bom que a dica valeu! :D