vitória doretto
  • Home
    • Sobre
    • Termos
    • Clube de Leitura
  • Academiquês
    • Academiquês
    • Estudo de caso EXO
    • PLE
  • Dramas
    • Dramas
  • Resenhas
  • Leitura Crítica
  • EXO-L Researcher

Home Resenha Doki Livros | O Sonho do Café, Andrea Illy

Doki Livros | O Sonho do Café, Andrea Illy

Vitória Doretto segunda-feira, janeiro 30, 2017 14

Alguém aí gosta de café? Hoje eu vou te contar um pouco do que achei sobre esse livro tão interessante -- que conta a tragetória de uma das empresas mais importantes do ramo: a illycaffè pelas palavras de Andrea Illy, o empreendedor que comanda a empresa.

agora toda vez que eu olhar para essa capa ficarei com vontade de tomar café :D
Eu particularmente não sou viciada em café, para dizer a verdade passei a gostar mais quando entrei na universidade (por razões óbvias), mas a-m-o o cheiro do café: sério, você consegue resistir ao cheiro do café sendo feito? Eu com certeza não. E foi justamente por isso que fiquei tão interessada em O Sonho do Café.

Aqui conhecemos Andrea Illy e sua família, passando pelo momento em que o pai de Andrea, Francesco Illy, começa a correr atrás de seu sonho e fundador a empresa. O interessante na narrativa deste livro é que a voz do narrador é a voz de Illy, e ele rememora a história do café e nos conta aspectos importantes de cada momento decisivo deste mercado -- e aqui eu vou comentar um fato muito pessoal sobre mim: nasci e cresci em Marília e ainda me lembro que por meio ano estudamos toda a cultura do café na terceira série do ensino fundamental, desde como é feito seu plantio até sua colheita e venda, porque o negócio do café foi (e é) muito importante na cidade, por isso me relaciono muito com vários momentos neste/deste livro.

Ainda não sei como escrever essa resenha sem contar tudo o que livro fala, por isso vou colocar aqui o primeiro parágrafo (e aí nós vemos no que dá).
"Cresci em uma família que dava enorme importância ao café: tudo parecia começar ou terminar nele. Uma empresa familiar como a nossa não se limita a ter uma missão; tem uma autênitica "missão-paixão-obsessão" por seus clientes e valores; e, sobretudo, pelo café. Algumas vezes, ainda garoto, eu me perguntava se existia no mundo algo além do café, ou se ele era uma coisa tão importante e complexa." (p. 11)
Esse primeiro parágrafo é um bom ponto de partida para o leitor. Andrea vai, ao longo de todos os capítulos, nos mostrando que o café é sim uma "coisa tão importante e complexa", seja financeiramente, culturalmente ou socialmente. Nós muitas vezes não pensamos nisso, mas centenas de pessoas estão envolvidas ao longo de todo o caminho do café até a sua mesa e melhorar as condições de trabalho e vida dessas pessoas também é muito importante -- e pode deixar o café com um sabor ainda mais especial.

a foto ficou azul e eu ainda não entendi como aconteceu
Nas páginas de O Sonho do Café o leitor sente e aprende os valores da illycaffè, sua missão, seu comprometimento não só com seus clientes e colaboradores, mas com o mundo -- e não apenas o cafeeiro -- como um todo. São apresentados os trabalhadores do café, aqueles que colocam a mão na terra e estão sujeitos ao clima e suas mudanças, aos exploradores e aos preços variáveis. Descobrimos que existe muita tecnologia desde a muda até o expresso que você tanto gosta. E tantas outras coisas que é como se um mundo novo fosse aberto em frente aos nossos olhos.

Em poucas palavras, O Sonho do Café é um livro insparador para qualquer pessoa, amante de café ou não, que sonha ou não em ser um empreendedor... É um livro para todos que querem crescer, para todos os que se importam com o mundo além do próprio umbigo.

Até breve! ❤
Tags: Editora Valentina Resenha
Share:

14 comentários :

  1. Bruno Pessajaneiro 31, 2017 2:49 PM

    Oi, Vicky, sou jornalista, nascido em Marília, da assessoria de imprensa da illycaffè. Legal teu post! Abraço, Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettojaneiro 31, 2017 6:38 PM

      Oi, Bruno!
      Eita que legal! Faz tempo que não esbarro com ninguém de Marília! haha Obrigada por passar no blog! :D

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Emily Abreufevereiro 01, 2017 9:33 AM

    Para mim esse livro é novo, ainda não conhecia-o. Não gosto muito de livros que leve pro lado da biografia e tudo mais, mas pelo o que você resenhou esse livro não nada desinteressante. Acredito que de vez em quando é legal lermos algo que pode nos ajudar a crescer. E sem falar que o assunto do livro é uma das minhas grandes paixões, o café. Ah também passei ser viciada no café depois que entrei na faculdade rs
    Beijos, Vicky.

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettomarço 11, 2017 11:01 AM

      Oi, Emily!
      A faculdade faz a gente ganhar uns vicios novos né? haha Mas sim, é bom ler alguma coisa diferente do que estamos acostumados às vezes :)

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  3. Daianefevereiro 02, 2017 1:48 PM

    Vitória, sou apaixonada por café. Existe coisa melhor do que aquele cheirinho de café fresquinho? Acho que só de livro novo, né?! rsrsrs
    Eu não tinha conhecimento deste livro até agora, e achei bem interessante a história que ele nos passa. Gosto de biografias, então, acho que seria uma leitura muito apreciada por mim.
    Adorei a sua resenha e dica, ela foi anotada com muito carinho.;)

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettomarço 11, 2017 11:02 AM

      Oi, Daiane!
      Ai que bom! Quando puder, laia sim! Para quem ama café é uma leitura incrível :D

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  4. Neyla Suzartfevereiro 03, 2017 9:54 AM

    Oi Vitória!
    Não tomo café (nunca gostei), mas sou que nem você: acho o cheiro muito gostoso. E como na minha família todo mundo é viciado nele, cresci sempre cercado por aquele cheirinho bom de café passado na hora.
    A história parece bem interessante, não só para os amantes do café, mas para todo mundo que busca uma leitura mais diferente e informativa. Não chamou minha atenção, mas tenho certeza que é uma leitura enriquecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettomarço 11, 2017 11:05 AM

      Oi, Neyla!
      Ai cheiro de café é a melhor coisa do mundo mesmo <3

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  5. Elis Culceagfevereiro 03, 2017 8:33 PM

    Oi Vitória!
    Não sou muito de ler não-ficção, mas acredito que os viciados em café e simpatizantes irão adorar conhecer essa visão abrangente acerca da bebida, o lado humano por trás do cultivo e industrialização da planta.
    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettomarço 11, 2017 11:06 AM

      Oi, Elis!
      Sim! O "backstage" da produção de café é muito interessante mesmo!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  6. Thalita Arianefevereiro 04, 2017 4:00 PM

    Olá Vitória!
    Não conhecia a obra e achei bem interessante que a leitura pode ser indicada para quem gosta de empreendedorismo, que é uma área que gosto bastante. Ao contrário de você, nunca gostei muito de café e só tomo quando preciso ficar um pouco mais acordada. Vou passar a dica desta vez, mas quem sabe um dia eu leia, só para ampliar o conhecimento...
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettomarço 11, 2017 11:06 AM

      Oi, Thalita!
      Ah que pena, fica pra uma próxima então! :D

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  7. Sâmella Bridgesfevereiro 04, 2017 11:14 PM

    Oi, Vitória!
    Interessante a história do livro; não conhecia esse livro em particular da Valentina, mas deve ser mesmo inspirador acompanhar um pouco da história de um produto que realmente foi e continua responsável como trabalho principal de diversas famílias, além de toda contextualização histórica desde seu começo de plantio até a maquinofatura atual. Não me atraiu de fato, nem chegada à café eu sou, mas valeu a dica mesmo assim, seja pelo pano de fundo empreendedor, inspirador ou simplesmente pela curiosidade do processo.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória Dorettomarço 11, 2017 11:07 AM

      Oi, Sammy!
      Opa, que bom que a dica valeu! :D

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Muito obrigada por passar por aqui!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

sobre


Vitória



Sou doutoranda em Estudos de Literatura (PPGLit/UFSCar) e viciada em chá verde (e EXO). Revisava e escrevia resenhas literárias no Up!Brasil, agora reviso voluntariamente na KoreaIN.

me encontre

Tecnologia do Blogger.